A Lenda do Apurinã surgiu no ano de 2002, através de um trabalho de Ensino das Artes, que foi solicitado para os alunos do 1º ano, da Escola Estadual Julieta Lopes de Albuquerque, pela professora Soraia Regina, a mesma abordou as seguintes temáticas: Mitos e Lendas. O trabalho deveria ser realizado em grupo, onde os alunos teriam que criar lendas inéditas, ou seja nunca vistas.
Dentre as quatros lendas apresentadas pela a turma, a que chamou mais atenção foi a Lenda do Apurină, que tinha como líder do grupo o jovem Jorge Weckner. O trabalho foi entregue à professora no dia 23 de maio do ano corrente de 2002, neste mesmo ano.
Neste mesmo ano a Lenda do Apurină, conquistou o seu primeiro titulo como campeã do FestLendas, no ano 2003 houve a conquista do segundo titulo, que teve como destaque a música Pôr-do-Sol interpretada por Toninho Cardoso, em 2004 houve a conquista do seu terceiro titulo.
Em 2018 a Lenda do Apurinä, ressurgiu com uma nova roupagem, 280 brincantes e com titulo de campeã do FestLendas 2018, 2019, 2022, 2023 E 2024.
Neste ano o tema a ser abordado no festival será: Conexão Ancestral: um elo sagrado!
TEXTO: ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA LENDA DO APURINÃ
FOTO: EDIÇÃO FRANCIOEL BONFIM